terça-feira, 19 de julho de 2011

Teste de moto (Intruder 125)‏


Em homenagem ao meu amigo Cordeiro, do Intrudeiros Moto Clube.


Mudanças pequenas no motor deixaram a Suzuki Intruder 125 mais forte e econômica, além de novas cores

Aparentemente as mudanças são pequenas. Aliás, tão pequenas que são visíveis somente se alguém abrir o carburador, porque os novos giclês e calibragem do carburador deram 1 CV a mais no motor da Suzuki Intruder 125, já na versão 2007. A potência passou de 11,5 cv a 9.500 rpm para 12,5 cv a 8.500 rpm e o torque também teve um pequeno mas sensível acréscimo de 0,82 para 1,19 kgf.m a 8.000 rpm. O aumento na potência e torque levou a pequena custom à mesma potência específica da Honda CG 125 Fan: 100 cv/litro.

Na prática isso representa uma moto mais gostosa de pilotar, mais fácil para retomar as velocidades e mais econômica. Nas medições realizadas com a moto ainda “presa” por falta de amaciamento já foi possível notar os efeitos das mudanças. A média de consumo ficou entre 28 e 33 km/litro em várias condições mistas. A velocidade máxima – também afetada pela falta de amaciamento – já mostrou um pequeno aumento chegando a 108 km/h (reais), quando antes dificilmente passava de 100 km/h. Certamente, depois de respeitado os limites de amaciamento esses valores podem melhorar tanto na velocidade, quanto no consumo. Pelos meus cálculos, o consumo pode variar de 25 a 39 km/litro dependendo da faixa de rotação utilizada. A velocidade pode ir até 110 km/h, mas dificilmente passa disso. E, por favor, não me perguntem como aumentar a velocidade da Intruder 125, porque qualquer mecânico de fundo de quintal sabe fazer isso, mas as conseqüências são: redução da durabilidade, aumento de consumo e insatisfação, porque o ganho de potência em motores pequenos é insignificante.
É interessante notar que alguns motociclistas profissionais (motofretistas) estão optando pela Intruder em função do conforto representado pela posição mais ereta de pilotagem e pedaleiras avançadas. Ou seja, tudo que a outra 125 da Suzuki, a Yes, tem de esportiva, essa Intruder tem de clássica e confortável. Como era de se esperar de um motor monocilíndrico quatro tempos, a vibração é forte, especialmente sensível nas pedaleiras. E o guidão alto e aberto requer uma regulagem pessoal para se adaptar aos diferentes biótipos dos motociclistas. Pode ser facilmente recuado um pouco porque originalmente ele está muito posicionado à frente.

Um comentário:

Unknown disse...

queria por gentileza uma informação tenho uma intruder coloquei um guidon maior, queria sabe qual cabo de embreagem vc coloco ? obg leo_andradelima@hotmail.com

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